Casas de Acolhimento

Como funciona?

As crianças e adolescentes  acolhidas são retirados de suas famílias pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude por situações de risco pessoal e/ou social.

Atualmente o acolhimento é realizado nas seguintes unidades:

Casa São Francisco e Santa Clara: Recebe crianças do sexo masculino de 0 a 9 anos.
Casas São João da Cruz: Recebe crianças acima de 9 anos e adolescentes.

As casas funcionam em período integral e todas as despesas de alimentação, limpeza, higiene, materiais escolares e tantas outras referentes as necessidades das crianças, são de responsabilidade da entidade. A Comunidade Servos da Cruz desde sua fundação sobrevive de doações e voluntariado para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Convivência Comunitária

As crianças acolhidas estudam na escola do bairro, convivem com as pessoas dos bairros vizinhos, fazem atividades como dança, jiu-jitsu e outros projetos em locais diversos e passam dias e finais de semana com os padrinhos da entidade, visando o contato com outras realidades e promovendo o respeito às diferenças;

Objetivo

O objetivo de nossas casas de acolhimento é dar oportunidade e condições de vida digna às crianças que estão afastadas de suas famílias. Em um primeiro momento trabalhamos a família de origem para que possa receber a criança novamente, não sendo possível as crianças são preparadas para adoção ou no caso dos adolescentes preparados para a autonomia na vida adulta.